Futebol europeu terá vantagem para a Copa do Mundo 2022?

Bem diferente do que acontecia nas outras edições de Copa do Mundo, a realidade é que dessa vez é o futebol brasileiro que estará em final de temporada, quando a Copa do Mundo se iniciar. Tal realidade é totalmente diferente do que sempre aconteceu até hoje, quando os jogadores do futebol europeu, em muitos casos, chegavam nessas grandes competições cansados. Porém, dessa vez, são os jogadores europeus que estão interrompendo os Campeonato no meio de suas temporadas. 

Source: https://www.flickr.com/photos/sepalmeiras/50932572363 

 

Fica claro, até pela análise profissional encontrada na Aposta 10, que esse fator poderá ser determinante para o nível de qualidade que as principais seleções europeias poderão apresentar. Sem jogadores tão cansados, será que esse fator poderá ser um fator muito prejudicial para suas reais chances de conseguir se tornar, de novo, campeão do mundo de futebol? Valerá a pena compreender quais são os efeitos esperados. 

 

Seleção brasileira deverá estar protegida dessa nova calendarização

 

Ao contrário do que se poderia esperar, a realidade é que a maioria do elenco brasileiro que estará presente no Qatar está jogando nos principais Campeonatos europeus. Ora, tal significa que esses jogadores também deverão se apresentar ao mais alto nível, assim que o primeiro chute do Campeonato do mundo for dado. Tudo isso poderá até ajudar a que a seleção nacional esteja vários passos na frente de outras seleções como as asiáticas e outras, como o caso do Uruguai ou EUA, por exemplo.

De realçar que, precisamente por essa Copa do Mundo se desenrolar no meio da temporada competitiva europeia, muitos especialistas estão esperando que Neymar possa estar melhor preparado do que nunca para conseguir finalmente entregar o nível que será necessário para que o maior astro da seleção possa ajudar na conquista do Campeonato do mundo. Sua gestão rigorosa no PSG é um excelente indicador disso mesmo, tentando chegar no auge físico para enfrentar essas semanas de futebol em alta intensidade.

 

Seleção brasileira deverá chegar o mais cedo possível no Qatar

 

De fato, até mais do que se estar preocupado se a seleção brasileira terá jogadores cansados, a preocupação maior está focada na adaptação que os jogadores nacionais terão que fazer rapidamente. Como ainda existe um intervalo de dias para o jogo inaugural do Brasil, a realidade é que o favorito da Copa do Mundo poderá ter vários dias para se conseguir adaptar ao extremo calor que, ainda assim, se espera que possa acontecer nessas semanas de Copa do Mundo.

Apesar de se esperarem temperaturas médias na ordem dos 30 graus, a realidade é que, principalmente durante o dia, a sensação de calor poderá ter um impacto direto na performance esportiva. De certo que a seleção que acabará se adaptando mais rapidamente a essas novas condições irá conseguir responder do melhor jeito possível. Será assim muito interessante compreender como cada uma dessas seleções vai conseguir responder a essa exigência. Será que as novas tecnologias dos Estádios, com ar condicionado em todos eles, será suficiente para tornar essa Copa do Mundo um verdadeiro sucesso?

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *