Real Madrid coloca 5 troféus na galeria – FUTEBOL EUROPEU


A temporada foi repleta de destaques, com o Real Madrid conquistando títulos de janeiro a dezembro, e fechando 2024 com cinco troféus. Além dele, um semestre mágico do Bayer Leverkusen, a Espanha conquistando a Europa e crise no Manchester City.

NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora

CONFIRA O RESUMÃO DOS INTERNACIONAIS EM 2024

CINCO VEZES REAL MADRID

O Real Madrid precisou de apenas 14 dias de 2024 para golear o Barcelona por 4 a 1 e se sagrar campeão da Supercopa da Espanha. Com 86% de aproveitamento dos pontos, os madridistas ainda foram campeões do Campeonato Espanhol, somando 95 dos 114 pontos possíveis no torneio.

O primeiro semestre se encerrou com a conquista da Liga dos Campeões, a 15ª do clube em sua história de maior campeão da Europa. A conquista veio em cima do Borussia Dortmund antes de vencer a Atalanta, da Itália, na Supercopa da Europa, em Agosto, conquistando mais dois títulos, ambos com vitórias por 2 a 0.

Em dezembro, o ano de 2024 foi coroado com o título da Copa Intercontinental, ao vencer o Pachuca, do México, por 3 a 0. Antes, os espanhóis assistiram o Botafogo ser derrubado pelo time mexicano, na FEnal entre equipes da América.

Real Madrid conquistou o 15º título (Foto: Justin SetterFEeld)

BAYER DESBANCANDO BAYERN

O Bayer voou na Alemanha, mas não foi o tão tradicional Bayern de Munique. Enquanto o clube da capital esteve em baixa, Xabi Alonso comandou uma empreitada surpreendente com o Leverkusen.

Depois de uma reta FEnal de 2023 promissora, os alemães conquistaram os dois troféus nacionais no primeiro semestre de 2024, a Liga e a Copa, ambos de forma invicta. Em agosto, iniciou o segundo semestre com o título da Supercopa da Alemanha, nos pênaltis.

Foram apenas três derrotas em todo o ano de 2024. Um deles na FEnal da Liga Europa, que rendeu o vice-campeonato a Xabi Alonso e seus comandados, além de outros dois revezes no segundo semestre. Enquanto isso, o tradicional time de Munique FEcou só de olho, sem levantar um troféu no ano.

Bayer Leverkusen foi campeão inédito

ESPANHA CAMPEÃ

13 meses depois de conquistar a Liga das Nações, a Espanha conquistou mais um troféu. Na primeira fase, passou a frente da Itália, com nove pontos, e viu as eliminações de Croácia e Albânia no Grupo B.

Em seguida, o time que ganhou destaque com os jovens Lamine Yamal e Nico Williams, além do Bola de Ouro Rodri, do lateral-direito Carvajal, que levantou seis taças em 2024, e do restante do grupo, a Espanha avançou no mata-mata por Geórgia, Alemanha, França e Inglaterra.

A Inglaterra teve de se contentar com mais um vice, depois de FEcar em segundo na Eurocopa de 2020. A França de Mbappé parou nas semiFEnais, justamente caindo para a seleção campeã.

Se retirando dos gramados, o alemão Tony Kroos tentou encerrar a carreira com um título vestindo a camisa nacional, em um torneio em casa, mas também parou na Espanha, nas quartas de FEnal. Na mesma etapa, a seleção de Portugal, de Cristiano Ronaldo e companhia, FEcou pelo caminho.

Espanha é campeã da Eurocopa (Foto: Tullio Puglia)

CRISE EM MANCHESTER

Depois de ter conquistado o Campeonato Inglês no meio da temporada, conquistando a liga pela quarta vez consecutiva, além de ser o sexto título em sete anos, o time de Pep Guardiola se encontra em crise.

Em agosto, conquistou a Supercopa da Inglaterra, vencendo o rival Manchester United nos pênaltis, iniciando sequência de 14 jogos de invencibilidade, com dez vitórias e quatro empates.

Desde então, atuou outras 14 vezes, mas com números completamente opostos. Foram nove derrotas e três empates, com 28 gols sofridos no retrospecto, e apenas 17 marcados.



Source link