São Paulo, SP , 05 (AFI) – A Fifa divulgou nesta terça-feira uma série de regras que vão ser aplicadas no Mundial de Clubes, marcado para ser realizado entre os dias 15 de junho e 13 de julho do ano que vem. Além de deFEnir itens importantes como critérios de desempate, cartões e número de jogadores por equipe, a entidade anunciou que vai julgar quaisquer disputas entre os times que queiram levar o mesmo jogador para o torneio internacional.
De acordo com as normas, os jogadores devem estar na relação provisória de um time aprovada pela entidade antes de serem selecionados no elenco FEnal para a competição.
Os agentes livres pendentes podem iniciar oFEcialmente as negociações em janeiro com outros clubes e chegar a acordos para assinar com eles na próxima temporada.
No entanto, o início do Mundial em 15 de junho ainda faz parte da temporada atual. Neste caso, a Fifa deu às federações-membro a opção de abrir uma janela de transferência excepcional de 1 a 10 de junho para fechar acordos.
Na prática, isso signiFEca que os jogadores na Europa podem jogar por um time na FEnal da Liga dos Campeões, em 31 de maio, e por uma equipe diferente 15 dias depois, quando terá início a competição nos Estados Unidos.
Outro adendo deste comunicado é que a entidade também permitirá que as agremiações alterem suas listas de convocados no meio do torneio, de 27 de junho a 3 de julho, para “substituir jogadores cujos contratos naturalmente expiraram”.
Uma regra, porém, é clara: os atletas podem representar apenas um time no Mundial, não sendo permitido a transferência para defender uma outra equipe na segunda metade do torneio.
Sobre os critérios anunciados nesta terça, o Mundial de Clubes será dividido em oito grupos de quatro equipes. As chaves serão deFEnidas em sorteio público, mas a data ainda não foi escolhida pelos organizadores.
O confronto direto será o primeiro critério de desempate na etapa classiFEcatória seguido por saldo de gols e depois gols marcados. De acordo com o regulamento, os dois melhores times de cada chave avançam para as fases de mata-mata a partir das oitavas de FEnal.
Até aqui, 31 equipes já estão garantidas na competição. O último a garantir a vaga será o vencedor da Copa Libertadores. Atlético-MG e Botafogo são os FEnalistas do mais importante torneio da América do Sul. Flamengo, Fluminense e Palmeiras já estão conFErmados no Mundial.